Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
O que procura:
Onde:

Quais os erros a evitar numa entrevistas de emprego?

Quais os erros a evitar numa entrevistas de emprego?

A entrevista de emprego é normalmente um momento de tensão para a maioria dos entrevistados . Este pode ser o momento que fará a diferença e em que pode conquistar o seu empregador. Sim, até  pode ter um excelente currículo, mas, se no momento da verdade,  cometer algum destes erros pode, muito bem, não ter a resposta positiva que anseia.


Para o ajudar deixamos-lhe aqui uma lista dos erros mais comuns e , mais importante ainda, o que pode fazer para evitar estes deslizes:

 

•Não conhecer bem a empresa , o mercado onde actua ou não analisar devidamente a proposta de emprego


Quando for a uma entrevista não basta conhecer o nome da empresa. É importante conhecer em detalhe o tipo de funções que estará encarregue. Saber algumas curiosidades sobre a empresa como prémios, histórico ou áreas de actuação é uma mais valia.  Algo que também é bastante simples e que pode fazer a diferença é saber o nome do recrutador, demonstrando interesse e atenção ao detalhe.

De forma a se sentir mais confiante prepare com antecedência algumas respostas às questões mais comuns que lhe possam fazer sobre a sua experiência profissional e/ou sobre a empresa em causa.

 

•Chegar atrasado, não desligar o telemóvel


Não custa nada e evita dar uma má imagem. Chegar atrasado demonstra desleixe e incapacidade de organização. De forma a evitar esta situação jogue pelo seguro e saia de casa mais cedo do que efectivamente será necessário. Opte também por chegar à entrevista uns minutos antes (10 a 5 minutos antes é o ideal).

 

•Mentir sobre as qualificações


Mentir sobre as qualificações numa entrevista nunca é uma boa opção.  Dizer que trabalhou na empresa x ou que estudou na faculdade y quando afinal não foi bem assim, é arranjar lenha para se queimar. Primeiro, é muito provável que após a entrevista a entidade empregadora vá confirmar as qualificações dos entrevistados. Mas, supondo que o tal entrevistado que mentiu na  entrevistas até entra. O que irá acontecer é que com o decorrer da actividade profissional não irá demonstrar as competências que o seu cv demonstrava, deixando bastante descontente a entidade empregadora.

Além de ser uma atitude pouco ética, reveladora de falta de atitude, é também  um caminho muito perigoso que se aconselha evitar.

 

•Falar mal do chefe ou da empresa


Pensar -se que falar mal do chefe anterior não tem qualquer problema não está correcto. Cerca de 99,9% dos recrutadores não vêem com agrado esta situação.

Além de revelar uma postura pouco ética e profissional, o recrutador vai equacionar se a situação terá sido tal e qual como descreve. Ou seja,  em situações de conflito costuma haver culpa de ambas as partes. O mais importante é focar a entrevista na função e nas suas competências, afinal é para isso que a entrevista serve.

No entanto, se lhe perguntarem porque mudou de emprego, deve dizer a verdade, evitando dizer mal da sua anterior empresa.  Uma boa opção é explicar que está em busca de novos desafios profissionais.

 

•Falar apenas quando lhe é perguntado


Uma das coisas que os empregadores mais valorizam é o interesse e a paixão demonstrada. Muitos dos entrevistados, seja por nervosismo ou por falta de confiança, acabam por responder apenas ao que lhe é perguntado. No entanto esta não é uma boa prática. Desenvolver um diálogo com o entrevistador, conseguindo criar empatia, e, simultaneamente mantendo a "distância" aconselhável é o ideal. E se tiver alguma questão pertinente, faça-a. Só terá  a ganhar com isso.

 

•Usar gírias e/ou expressar-se mal


A forma como se expressa, tal como a postura física, influencia bastante a forma como vai ser percepcionado pelo recrutador.

Como a entrevista de emprego é um momento de grande nervosismo, muitos candidatos tendem a falar mais depressa, acabando assim por ter um discurso "trapalhão".

A solução é a seguinte: fale pausadamente e inspire fundo entre as frases. Isto vai ajudá-lo a acalmar-se e ao mesmo tempo terá um discurso mais calmo e maduro. Evite também usar regionalismos ou gírias.



 

As entrevistas de emprego não têm que ser o bicho papão que o vai tramar e fazer com que não consiga "aquele" emprego. Com o decorrer de algumas entrevistas vai-se sentir mais à vontade e familiarizado com a situação. Depois já sabe,  jogue pelo seguro e estude algumas das perguntas mais prováveis, preparando as respostas. Desta forma ficará menos ansioso e tudo correrá melhor.

 

Boas entrevistas!



Votar
 
 

 
comments powered by Disqus