



Quais os erros a evitar numa entrevistas de emprego?

A entrevista de emprego é normalmente um momento de tensão para a maioria dos entrevistados . Este pode ser o momento que fará a diferença e em que pode conquistar o seu empregador. Sim, até pode ter um excelente currículo, mas, se no momento da verdade, cometer algum destes erros pode, muito bem, não ter a resposta positiva que anseia.
Para o ajudar deixamos-lhe aqui uma lista dos erros mais comuns e , mais importante ainda, o que pode fazer para evitar estes deslizes:
•Não conhecer bem a empresa , o mercado onde actua ou não analisar devidamente a proposta de emprego
Quando for a uma entrevista não basta conhecer o nome da empresa. É importante conhecer em detalhe o tipo de funções que estará encarregue. Saber algumas curiosidades sobre a empresa como prémios, histórico ou áreas de actuação é uma mais valia. Algo que também é bastante simples e que pode fazer a diferença é saber o nome do recrutador, demonstrando interesse e atenção ao detalhe.
De forma a se sentir mais confiante prepare com antecedência algumas respostas às questões mais comuns que lhe possam fazer sobre a sua experiência profissional e/ou sobre a empresa em causa.
•Chegar atrasado, não desligar o telemóvel
Não custa nada e evita dar uma má imagem. Chegar atrasado demonstra desleixe e incapacidade de organização. De forma a evitar esta situação jogue pelo seguro e saia de casa mais cedo do que efectivamente será necessário. Opte também por chegar à entrevista uns minutos antes (10 a 5 minutos antes é o ideal).
•Mentir sobre as qualificações
Mentir sobre as qualificações numa entrevista nunca é uma boa opção. Dizer que trabalhou na empresa x ou que estudou na faculdade y quando afinal não foi bem assim, é arranjar lenha para se queimar. Primeiro, é muito provável que após a entrevista a entidade empregadora vá confirmar as qualificações dos entrevistados. Mas, supondo que o tal entrevistado que mentiu na entrevistas até entra. O que irá acontecer é que com o decorrer da actividade profissional não irá demonstrar as competências que o seu cv demonstrava, deixando bastante descontente a entidade empregadora.
Além de ser uma atitude pouco ética, reveladora de falta de atitude, é também um caminho muito perigoso que se aconselha evitar.
•Falar mal do chefe ou da empresa
Pensar -se que falar mal do chefe anterior não tem qualquer problema não está correcto. Cerca de 99,9% dos recrutadores não vêem com agrado esta situação.
Além de revelar uma postura pouco ética e profissional, o recrutador vai equacionar se a situação terá sido tal e qual como descreve. Ou seja, em situações de conflito costuma haver culpa de ambas as partes. O mais importante é focar a entrevista na função e nas suas competências, afinal é para isso que a entrevista serve.
No entanto, se lhe perguntarem porque mudou de emprego, deve dizer a verdade, evitando dizer mal da sua anterior empresa. Uma boa opção é explicar que está em busca de novos desafios profissionais.
•Falar apenas quando lhe é perguntado
Uma das coisas que os empregadores mais valorizam é o interesse e a paixão demonstrada. Muitos dos entrevistados, seja por nervosismo ou por falta de confiança, acabam por responder apenas ao que lhe é perguntado. No entanto esta não é uma boa prática. Desenvolver um diálogo com o entrevistador, conseguindo criar empatia, e, simultaneamente mantendo a "distância" aconselhável é o ideal. E se tiver alguma questão pertinente, faça-a. Só terá a ganhar com isso.
•Usar gírias e/ou expressar-se mal
A forma como se expressa, tal como a postura física, influencia bastante a forma como vai ser percepcionado pelo recrutador.
Como a entrevista de emprego é um momento de grande nervosismo, muitos candidatos tendem a falar mais depressa, acabando assim por ter um discurso "trapalhão".
A solução é a seguinte: fale pausadamente e inspire fundo entre as frases. Isto vai ajudá-lo a acalmar-se e ao mesmo tempo terá um discurso mais calmo e maduro. Evite também usar regionalismos ou gírias.
As entrevistas de emprego não têm que ser o bicho papão que o vai tramar e fazer com que não consiga "aquele" emprego. Com o decorrer de algumas entrevistas vai-se sentir mais à vontade e familiarizado com a situação. Depois já sabe, jogue pelo seguro e estude algumas das perguntas mais prováveis, preparando as respostas. Desta forma ficará menos ansioso e tudo correrá melhor.
Boas entrevistas!
-
Preparação para a entrevista de emprego
Conheça os erros que não deve cometer numa entrevista de emprego.
-
Curriculum Vitae - Como fazer
Um Curriculum Vitae é um documento de 2 ou 3 folhas A4 em que se referem os dados pessoais, as qualidades, as aptidões e competências que o candidato possui. Deverá estar presente também anteriores experiências profissionais ,
-
Carta de Apresentação: Como fazer
Tal como o CV, a carta de apresentação é um dos primeiros contactos do candidato a um emprego com o empregador. É fundamental que este contacto cause um impacto positivo.
-
EURES - Programa Europeu do Emprego
O EURES , o portal da mobilidade europeia e emprego, é um programa europeu de emprego, associado à Comissão Europeia, em que se presta informação, aconselhamento e serviços de recrutamento, de oferta e procura de emprego , para facilitar a
-
Carta de Recomendação: como escrever
Apesar de não ser muito frequente em Portugal, a carta de recomendação pode ser um grande vantagem no momento de candidatar-se a um emprego. Trata-se de um documento escrito por outra pessoa, que escreve sobre as suas capacidades,
-
Como é que se deve vestir para uma entrevista...
Uma das maiores preocupações de quem começa a procurar emprego pela primeira vez é como ir vestido para as entrevistas de emprego. É nessa altura que se costumam fazer algumas decisões impulsivas desconhecendo no entanto como
-
Áreas com mais saída profissional
Conheça as áreas profissional com mais saída em Portugal