Por Favor aguarde...
Empregos e Recrutamento
Imprimir    

Como é que se deve vestir para uma entrevista de emprego?

Uma das maiores preocupações de quem começa a procurar emprego pela primeira vez é como ir vestido para as entrevistas de emprego.

É nessa altura que se costumam fazer algumas decisões impulsivas desconhecendo no entanto como se comporta o mercado.

Sim, o vestuário é importante. Aliás, 60% das primeiras impressões são formadas com base na linguagem corporal e no que veste.

No entanto estar vestido corretamente para uma entrevista não é o bicho papão que muitas pessoas pensam. Portanto, relaxe e tenha em conta as dicas que lhe vamos dar.

Vai ver que é bem mais simples do que supunha.

 

Como começar?


Primeiro de tudo deve fazer um breve momento de reflexão e perceber com que tipo de roupa se sente confortável e confiante. Ou seja, a entrevista por si só já é um momento de grande tensão e nervosismo não é necessário ter mais motivos para ficar nervosa. Se não está acostumada a utilizar saltos altos ou no caso dos homens, gravata, o melhor é não utilizar mesmo. Caso contrário os seus gestos e pouco à vontade podem acabar por denunciá-lo. Opte por uma alternativa sóbria, contornando a questão sem problema.

Tenha também em conta que tipo de função vai desempenhar e que para que tipo de empresa se está a candidatar. Inteirar-se da cultura da empresa é um excelente passo para compreender como deve ir vestido.

Se há empresas em que ir de fato é estritamente necessário, noutras as calças de ganga são as grandes vencedoras. Estar consciente de que tipo de entrevista/empresa vai é crucial para acertar neste ponto. 


roupamulher.png 



Profissões

Formal

Semi-Formal

Informal

Advocacia

Secretariado

Empresas jovens

Engenharias

Ensino

Trabalho temporário (depende da função)

Cargos altos nas empresas

Start-Ups

Atendimento ao Público (lojas, restauração, etc)



homensroupa.png 


Profissões

Formal

Semi-Formal

Informal

Trainee em empresas conceituadas

 

Informático

Designer

Gestor

Arquiteto

Developer de Tecnologias de Informação

Banqueiro

Enfermeiro

Artista

 


 No entanto, e ainda que esteja a procurar emprego numa área criativa, onde o dress code tende a ser menos rígido, deve ter em conta algumas regras elementares.

 

O que evitar?


Use as medidas corretas – Sim, pode parecer um conselho meio “básico” mas é um erro comum. Como é fácil de imaginar não é aconselhável, cada vez que fizer algum movimento, um vestido demasiado curto deixar mostrar mais do que devia. Ou calças demasiado justas e curtas que deixam ver as meias quando está de pé.

Não usar maquiagem excessiva

Não usar barba de vários dias

Não exagerar no perfume – claro que é agradável cheirar bem, mas odores demasiado fortes não costumam ser boa opção. Ideal será utilizar loções com odores frescos

Evitar cores demasiado berrantes - opte por um vestuário discreto (dê nas vistas preferencialmente com a sua personalidade e com os seus conhecimentos, afinal é para isso que foi à entrevista).

Evitar acessórios que chamem demasiado a atenção ou roupa em pele


No fundo o mais importante é ir confortável e estar confiante com o seu look. Não se esqueça que a leitura que o entrevistador irá fazer da sua imagem não tem por base só a rouoa. Tão importante quanto a roupa é a sua postura corporal e os seus gestos.

Se quiser saber quais os principais erros a evitar numa entrevista de emprego consulte este artigo.

 


 

 

Fechar