Por Favor aguarde...
Empregos e Recrutamento
Imprimir    

Preparação para a entrevista de emprego

Preparação para a entrevista de emprego

A entrevista é uma conversa bilateral em que são discutidas as condições, conhecimentos e motivações do futuro empregado para ser contratado na empresa requerida.

A posição do entrevistador é de levantar questões e é ele quem controla, a maioria das vezes, a entrevista. Não é nada mais que estabelecer uma ligação entre a empresa e o futuro empregado, através de uma conversa em que expectativas e objectivos são delineados.

 

 Ainda que as habilitações não possam ser as melhores ou mais indicadas para aquele emprego específico, o entrevistado deve saber cativar o entrevistador, dando a entender que quer trabalhar e aprender naquela empresa.


A entrevista propriamente dita é constituida por três fases: o antes, o durante e o depois.


Antes da entrevista, o entrevistado deverá preparar-se, procurando estar actualizado sobre temas do quotidiano que eventualmente poderão ser discutidos e, principalmente estar informado sobre a própria empresa. É aconselhável saber um pouco mais além do básico, isto é, nome da empresa e o tipo de negócio. Saber a posição da empresa no mercado, a sua estrutura, o seu público alvo, as empresas concorrentes e os objectivos da empresa, pode ser muito útil para a entrevista.

Ou seja, o entrevistado deve preparar-se, rever motivos que o tornam um bom candidato, ter em mente os dados do seu CV e outras informações que pensa ser essenciais.


A apresentação física é também muito importante. É bom não esquecer que a primeira impressão vale muitas vezes mais que as habilitações. Não descure da sua imagem, antes pelo contrário, prepara-se, mas sem exageros. Exemplos são: vestir roupas mais formais e sóbrias, a mulher deve evitar demasiada maquilhagem, o homem deve fazer a barba e aranjar o cabelo de forma a não ser recordado como o Homem das Cavernas.


Durante a entrevista, devem ser seguidas as seguintes dicas:  não fumar ou mascar pastilha elástica; cumprimentar o entrevistador com delicadeza e confiança, sentar apenas quando for convidado a fazê-lo e de forma educada, estar atento ao que está a ser falado; mostrar-se à vontade e confiante (mas não demais), manter contacto visual, ser expressivo ao falar, evitar um tom de voz monocórdico. 

Ser objectivo e claro é essencial: ir directo ao assunto é muito eficaz. Contenção é também uma das palavras-chave: não se deve mostrar desesperado, evitar falar mal do anterior chefe e de ordenados. 


No final da entrevista, é de bom gosto e educação agradecer a oportunidade que lhe está a ser dada

 

 

Fechar