



Carta de Recomendação: como escrever

Apesar de não ser muito frequente em Portugal, a carta de recomendação pode ser um grande vantagem no momento de candidatar-se a um emprego. Trata-se de um documento escrito por outra pessoa, que escreve sobre as suas capacidades, justificando porque é você o mais indicado para aquele cargo.
Uma vez que a sua pessoa e as capacidades são descritas, a carta de recomendação é muito eficaz.
Peça ao seu chefe do emprego anterior; se fez voluntariado ou outro trabalho não profissional, pode pedir ao orientador.
Mas tenha atenção à forma como pede à pessoa em questão. Se tiverem uma relação profissional próxima, em que ela saiba avaliar o seu trabalho e a suas capacidades pessoais e profissionais de forma justa, é uma mais valia.
Entregue-lhe um Curriculum Vitae actualizado, com informações sobre experiências profissionais. Se a pessoa desejar, pode deixar o seu contacto, caso o futuro empregador queira pedir referências.
Pode ajudá-la a escrever a carta. Se desejar, escreva você a carta e depois peça à pessoa para fazer alterações depois e assine.
Entretanto, se a carta escrita não for do seu agrado (por alguma razão) recuse-a d forma educada.
Pode a seguir observar um exemplo de uma carta de recomendação:
"Exmo.,
Tive o privilégio de trabalhar durante meses com X na empresa x. Estivemos juntos em alguns projectos. Como colega de trabalho, ele/ela é bom colega, sincero, líder nato, contribui com grandes ideias, apresenta sempre opções/alternativas quando algo corre menos bem.
Tem bastante iniciativa, para novos projectos, tem uma boa dinâmica de trabalho. O seu trabalho árduo tinha sempre frutos, de grandes e justas recompensas. Estou satisfeito/a por ter tido a oportunidade de trabalhar com ela. Ele/a tinha boas relações com todos os colegas e estava sempre pronto/a para ajudar. É uma pessoa muito acessível.
Posso recomendar x fortemente para o cargo que ele/a ambiciona"
-
Preparação para a entrevista de emprego
Conheça os erros que não deve cometer numa entrevista de emprego.
-
Curriculum Vitae - Como fazer
Um Curriculum Vitae é um documento de 2 ou 3 folhas A4 em que se referem os dados pessoais, as qualidades, as aptidões e competências que o candidato possui. Deverá estar presente também anteriores experiências profissionais ,
-
Carta de Apresentação: Como fazer
Tal como o CV, a carta de apresentação é um dos primeiros contactos do candidato a um emprego com o empregador. É fundamental que este contacto cause um impacto positivo.
-
EURES - Programa Europeu do Emprego
O EURES , o portal da mobilidade europeia e emprego, é um programa europeu de emprego, associado à Comissão Europeia, em que se presta informação, aconselhamento e serviços de recrutamento, de oferta e procura de emprego , para facilitar a
-
Quais os erros a evitar numa entrevistas de...
A entrevista de emprego é normalmente um momento de tensão para a maioria dos entrevistados . Este pode ser o momento que fará a diferença e em que pode conquistar o seu empregador. Sim, até pode ter um excelente currículo, mas, se
-
Como é que se deve vestir para uma entrevista...
Uma das maiores preocupações de quem começa a procurar emprego pela primeira vez é como ir vestido para as entrevistas de emprego. É nessa altura que se costumam fazer algumas decisões impulsivas desconhecendo no entanto como
-
Áreas com mais saída profissional
Conheça as áreas profissional com mais saída em Portugal